SEGUIDORES

quinta-feira, 21 de maio de 2026

Maio

 

                                                                

 Imagem -net



Fecho os olhos e percorre-me a música de maio.
É o êxtase inconfessável nos sons definidos e indefiníveis. 

É a cor divisível nas folhas e cambraias de flores,

no indivisível que se afunda na incapacidade cósmica 

que cinzela a perfeição. 

É o grito impotente de abraçar o abismo 

onde enterro a minha impotência. 

 

Uma enorme sensação de paz quase desumana, 

troca esta fome de alcançar o indivisível 

para morrer na alegria de estar aqui.

 

Abro então os olhos e sinto quão grande 

é a beleza deste cântico que sepulta a minha alma 

num leito verde e florido, num eflúvio  que abarca 

todos os sentidos e mata esta sede de abraçar os sons 

deste Poema feito Vida e Mundo, 

Terra e Flores e Pássaros .



Manuela Barroso, "Luminescências", 2019






4 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Amiga Manuela, bom dia de Paz!
Um lindo poema onde é enterrado tudo que não seja Vida.
Muito bom e abençoado.final de maio.
Tenha dias novos felizes e perfumados!
Beijinhos fraternos

SOL da Esteva disse...

"Fecho os olhos e percorre-me a música de maio.[...]"
E, nesta sinfonia de flores, o perfume do tempo inunda vida e a Alma.
Preciosa forma de manifestar a Vida, Manuela.
Parabéns, Amiga.


Beijo,
SOL da Esteva

Graça Pires disse...

Maio: um mês tão musical como as palavras que escreveste. É o mês das flores, é o mês de Maria, é o mês em que os dias maiores nos dão a certeza de que tudo é mais belo.
E que belo poema, o teu.
Sente o meu abraço.

lis disse...

Bom dia Manuela ,
Os meses tão depressa chegam como vão embora. Eis que chega outro anunciando dias quentes e solares.. Também é o mês dos santos _ há alegria e festas juninas pelo meu País. Seu poema abarca todos os meses quando expressa desejo de matar esta sede, abraçar os sons da terra que indiferente do tempo precisamos sentir. Deixo aqui meu abraço de mais perto (ainda estou em Genebra) ,e próximo de voltar .Já com saudade de casa .Fica bem e que o verão seja agradável e ensolarado levemente. Te gosto muito amiga , fica bem!