SEGUIDORES

quinta-feira, 26 de março de 2020

No Âmago de ti


      
 

 No âmago de ti, doem-te as estrelas.
Voas como ave desesperada de encontro
à casa do Infinito.
A noite é o teu refúgio.
Foges de ti para te encontrares. Mas só encontras solidão.
A tua casa enche-se de muros que não deixam penetrar
os teus murmúrios
E quero-te aqui.
Voa como os pássaros e encontra a leveza das penas
na alegria do manto das estrelas.
Caminha e varre o chão com o Amor dos teus pés.
Fixa o horizonte e traz-me candeeiros de purpurina
para celebrar a tua chegada.

A luz será a tua porta algures na neblina.
A música o teu caminho com revoadas de andorinhas meninas.
Traz-me rosas para colorir os teus olhos
incenso de violetas para perfumar a tua casa.
Nas mãos, o pão de cada dia
E mais flores nas tuas asas, para mim.
Eis tudo.
Só. Assim.

Manuela Barroso -  “Luminescências”



14 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Olá. Ao ler tão perfeito poema apetece-me dizer que...Viajei através e para além dos vértices dos sentidos.

Assim sim. Versos que, entrelaçados na textura, formam a essência mais nobre e bela da poesia. Pura emoção ler o que a ilustre poetisa Manuela Barroso nos oferece.

Saudações poéticas

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de serenidade e saúde, querida amiga Manuela!
"Traz-me rosas para colorir os teus olhos
incenso de violetas para perfumar a tua casa.
Nas mãos, o pão de cada dia".
Todos os que nos perfumam merecem. Nossa atenção e carinho delicado.
Tenha dias abençoados na proteção contra o vírus impiedoso.
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

chica disse...

Tão lindo! ´E tudo! Muito bom te ler! bjs, chica

Elvira Carvalho disse...

Como sempre um inspirado e muito belo poema.
Abraço e saúde

Ailime disse...

Fiquei simplesmente a contemplar este tão belo poema!
Não tenho palavras à altura para o comentar como gostaria.
Um beijinho e tudo pelo melhor.
Boa saúde, Manuela, e uma boa noite.
Ailime

" R y k @ r d o " disse...

Leio e, por respeito a tanta beleza poética, fico em silêncio

Uma Santa noite

Toninho disse...

Que que já passei por este digo da emoção em nobres desejos,
agasalhados em cada linha,além do muros que sufocam os murmúrios.
Muito belo Manuela em sua mais linda inquietação poética.
Grato por partilha esta pérola amiga.
Beijo e mantenha os cuidados que os abraços serão apertados.
Um bom fim de noite para vocês.

Mar Arável disse...

Abri a janela ao vento
respirei fundo o seu poema

Bj

Maria Rodrigues disse...

Um poema sublime!
Fique bem minha amiga
Beijinhos

Graça Pires disse...

A noite continua a ser um lugar de sobrevivência com as estrelas a explodirem no olhar de quem sabe usar assim as palavras… Este teu livro “Luminescências” merece muito, muito sucesso.
Uma boa semana com muita saúde, minha querida Amiga Manuela.
Um beijo.

Tais Luso de Carvalho disse...

Maravilhoso poema, forte, profundo, de consistência.
Parabéns, aplausos! Linda construção.
beijo

"Foges de ti para te encontrares. Mas só encontras solidão."

Ana Freire disse...

Um poema sublime, Manuela! Para ler, e reler... e que tão bem se enquadra, nestas actuais circunstâncias, pelas quais todos estamos passando!...
Adorei!!! Finalmente passando por aqui, com tempo para comentar... pois esta quarentena, tem-me exigido criatividade! Num tempo em que falta o álcool por todo o lado... já estou na fase de poupança do mesmo, para reserva, e já ando a lavar os artigos do supermercado, item por item, com gel de banho... não arriscando nada, por causa da minha mãe... :-(
Tempos estranhos e impensáveis, estes, por que todos estamos passando!...
Beijinhos, Manuela! Estimo que se encontre bem, aproveitando para deixar os meus votos de uma semana, tão boa quanto possível, dadas as circunstâncias!...
Ana

Giancarlo disse...

Bellissima poesia.
Buona serata.

Leninha Brandão disse...

No meio da tormenta que não dá trégua, tu vens com a tua leveza a nos trazer esperança...as estrelas passeiam entre tuas palavras e refletem o seu brilho em nossa alma...arco íris de luminescentes cores nos invadem os sentidos e vem habitar o nosso horizonte...e o teu candeeiro de purpurinas percorre o oceano e preenche de luz e brilho a minha sala, o meu sótão e os meus sonhos. E quando passar esta fase de madressilvas desfeitas e sedas amarfanhadas, as tuas rosas conduzirão os passos da nossa caminhada. E a tua música atingirá os recantos mais escondidos do nosso planeta, pulsando esperança, carreando Paz.
Cuida muito bem de ti, minha doce e meiga amigairmã Manu. Um afago!