SEGUIDORES

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Natal-2016





Hoje a saudade bateu à minha porta.
Peguei na criança que eu fui e embalei-a no pensamento das minhas memórias repletas de recordações...
...Eram dias frios e húmidos nas terras do Gerês.
A noite era o breu que cobria a aldeia entrecortada de pinheiros e eucaliptos.
O peito enchia-se do aroma purificador do pinho ácido enquanto a manhã crescia com a azáfama do Natal. Os adultos trocavam conversas sérias, feitas de doces e da ceia.
Mas... e o presépio?
Isso era com as crianças...
Então, descia os caminhos toscos, serpenteados por entre os pinhais que levavam ao rio.
As pedras penduravam-se verdes e viçosas. E eu colhia as pastas de musgo da face dos rochedos, deitados por entre os pinheirais.
...E nascia um presépio com cheiro a pinho, a musgo, a verdade...
Não tinha piscas de luzes  mas um único ponto fixo luminoso, recordando a mensagem de Belém.
...Nasceu um Menino que iria desinquietar os bem instalados na Terra.
...E a mesa crescia com a alegria da festa, e da festa dos sabores.
Meia noite.
O sapato mais bonito para o Menino Jesus! Era uma presença especial, pois claro!..
...E lá ia deitar-me vendo bem a posição do sapato, não fosse Ele esquecer-se...
Adormecia com o sapato e a ansiedade
...E mal nascia o dia, corria para a chaminé, pendurando a surpresa no coração...
...O Menino lembrara-se de..mim e a alegria era do tamanho da felicidade daquele instante!..



Hoje também recebo presentes...
...Mas não ponho o sapatinho!..
Hoje também ofereço presentes...
...Mas não são para pôr no sapatinho... mas para o " pinheirinho" entupido de embrulhos e laços pretenciosos...
...E parece que a festa começa aqui...com as crianças histéricas a rasgar papéis e laços ...continuando...a abrir presentes agora já entediadas...acabando por lançar neles um olhar absorto, mudo, fundo!

Perco-me em mim. Agora, não na saudade, mas nas perguntas que borbulham na alma como lava num vulcão!..
...E as respostas saem luminosas e quentes...
...Ora me queimam, inquietando-me...
...Ora me inquetam, queimando-me ainda mais!
...Ah! O meu Natal
...O meu sapatinho
...O meu Menino Jesus!
...
(reeditado)

FELIZ NATAL PARA TODOS!

Manuela Barroso



Nasceu um Menino que iria desinquietar os bem instalados na Terra.



12 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, querida Manuela!
Os valores estão tão invertidos que até assusta a gente como administram o Natal do Menino Deus...
A gente se sente queimada no sentir e viver o espírito verdadeiro natalino...
Seja muito feliz e abençoada!
Bjm muito fraterno

Majo Dutra disse...

Gostei muito do seu texto que não é mais do que uma página
de mimosas recordações do seu tempo de menina...
Tirando o frio e o musgo, revejo-me nelas.
~~~ Dias confortáveis e amorosos ~~~

Maria Rodrigues disse...

Também recordo com tanta nostalgia os meus Natais de criança, pouco tínhamos, mas era vivido com tanta alegria, com tanto sentir.
Manuela, desejo-lhe um Natal pleno de paz e harmonia e um Novo Ano pleno de sonhos realizados, alegrias constantes, amizade e amor sempre presentes, excelente saúde, e incontáveis momentos felizes.
Beijinhos
Maria

Gracita disse...

Esta espera pela grande festa sempre nos remete à infância
Vem à tona, os cheiros, os sabores, e aquela alegria imensa com os preparativos. Hoje com o consumismo exagerado onde só se pensa em festas e presentes o motivo real real da festa fica esquecido. E as lembranças de outrora, de outros nais aninham´se no coração fazendo aflorar nos lábios um sorriso daqueles tempos felizes.
Querida comadre
Que neste natal e em todos dias do próximo ano passamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois ELE é o maior motivo do Natal e da nossa existência.
Feliz natal pleno de amor e harmonia e um ano novo de paz, amizade, humildade e sabedoria
Beijos com imenso carinho,
Gracita

Emília Pinto disse...

Muita coisa mudou e nós lá nos fomos adaptando à nova realidade fazendo tudo para que os mais novos e todos os que estão à nossa volta não percebam a nossa nostalgia. Mas o que devemos preservar a todo o custo é o sentimento de solidariedade que se acentua nesta "data festiva" e tentar que a alegria esteja presente nessa noite escolhida para receber o Menino Jesus.E foi isso que me trouxe aqui hoje, querida amiga; manifestar os meus votos de que o Deus menino te abençoe sempre, iluminando o teu caminho e o de todos os que amas. Um Santo Natal e obrigada por este conto, já conhecido, mas muito bonito e que me leva ao meu Natal de outros tempos. Beijinhos de grande amizade.
Emilia

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Sempre um espanto com cada encanto que por aqui se vislumbra!

Deixo o meu abraço com votos de...

🎄🎅FELIZ NATAL🎄🎅

Ana Freire disse...

Não tenho a menor dúvida, que os Natais de outrora... teriam bem maior encanto...
Um texto muito belo, que nos faz pensar... e recordar as coisas boas que ficaram lá para atrás... mas que carregamos connosco para sempre...
Deixando por aqui um beijo imenso, e um abraço super apertado, e os meus votos de um Feliz Natal, Manuela, para si e todos os seus!
E estimando a continuação de uma boa recuperação!
Beijinhos! Feliz Natal!
Ana

Evanir disse...

Que o espírito natalino traga aos nossos corações a fé
inabalável dos que acreditam em um novo tempo de paz , amor ,
solidariedade e acima de tudo fé que renova nossas esperanças
num mundo mais humano sem dor e sem guerra.
Meu agradecimento pela sua amizade
sua sincera amizade.
Feliz e abençoado Natal.
A você e todos da sua família e amigos.
Um abraço forte meu eterno carinho.
Voltarei a postar e visitar antes da virada
para um novo ano.
Evanir..

A Nossa Travessa disse...

E vem aí dentro de dias 2017; oxalá que seja menos mau do que este 2016 felizmente prestes a acabar. E junto o desejo de que o novo traga muita saúde, paz, amor e solidariedade.

Henrique, o Leãozão

Magia da Inês disse...

✧ه° ·.

Que o menino Jesus faça morada no seu coração
em todos os dias de 2017!

FELIZ NATAL!!!
FELIZ ANO NOVO!!!

Emília Pinto disse...

E um novo ano vai começar, querida Manuela e, mesmo sabendo que ele nos vai trazer de um tudo, não podia deixar de vir cá ttazer-lhe o meu abraço e os votos de que nesse tudo predominem a saúde, paz e " quietude" para que assim possa enfrentar com mais ânimo as" ofertas " menos agradáveis que , de certeza ele fará. Com o abraço vai também o meu muito obrigada pelo tanto de carinho que tenho recebido e a minha sincera amizade.
Emilia

Odete Ferreira disse...

Apesar de não ser aldeia, revi-me no processo da construção do Natal da minha infância, partilhado com o meu irmão. Hoje é tudo diferente e, no futuro, ainda será mais.
Ficam textos como este como memória de algo mais próximo do espírito natalício.
Bjo, amiga :)