SEGUIDORES

domingo, 1 de maio de 2016

MÃE - Rio de Afetos

 Arthur Braginsky


Hoje acordou-me o rio de todos os afetos

Espreguicei-me nos limos suaves,
numa placenta morna protegendo-me  dos ímpetos
do bico dos peixes no voo das águas

Toquei a minha pele, nas entranhas, onde
as sensações se disfarçam nos mistérios
da vida
Memórias do inconsciente nas horas brancas
em que te embalava  no meu seio
Permaneço ainda deslizando sombras maternais
no regaço que nunca arrefece.

Tenta demolir as pedras do abrigo materno!
Jamais apagarás os alicerces da
cidade que mãe construiu em ti.

Tu, mãe,
fonte de todas as sedes, onde morrem todas
as ânsias e todas as saudades, que vozes te
segredam  a ausência de ti?
Que sangue perfuma a transparência da tua alma?
Que pedra constrói o monumento da tua coragem?

Tu, que és mãe,
semeia de branco as constelações  que fazes nascer
no perfume das velas, na constância  permanente                                    
do teu amor incondicional.                                                                     
Tudo  de ti vem, em ti nasce afinal.

És tudo em todos
numa dimensão desigual

Manuela Barroso, in “Laços”-Dueto- Versbrava Editora


10 comentários:

Emília Pinto disse...

E hoje, uma amiga que é mãe que , felizmente tem uma GRANDE MĀE, não podia deixar de vir aqui dar os parabéns a uma Grande amiga que é de certeza uma GRANDE MÃE e que tem a bênção de ainda ter junto de si a sua também GRANDE MAE, Espero, querida amiga que tenha um dia feliz e que a vida continue a abençoá-la com a presença da sua mãe e que não só hoje, mas sempre, receba o carinho que merece por parte daqueles a quem deu a vida e a quem dedica todos os seus pensamentos e inquietações. Um beijinho muito especial e muita alegria e saúde
Emilia

Gracita disse...

Querida Manuela
A imensidão dos sentimentos à esta mulher admirável resvala de cada verso da sua tocante poesia minha amiga
"Mãe, palavra que soa suave ao coração, palavra que encanta e traz alegria. Mãe, significado de paz e amor.
Mais que ninguém, você merece ser homenageada por sua dedicação e por seu amor"Parabéns pelo teu dia!
Meu abraço super especial como símbolo da minha homenagem à você minha doce amiga

Elvira Carvalho disse...

Excelente poema amiga.
Abraço e um feliz Dia dia Mãe.

Bob Bushell disse...

What a beautiful poem Manuela, love it.

Ana Freire disse...

Belíssimo trabalho, Manuela!...
E o final... absolutamente sublime!...
Esperando que tenha passado um Feliz Dia da Mãe... por aqui, ficou uma magnifica homenagem...
Um beijinho grande! Desejando-lhe a continuação de uma boa semana!...
Ana

Roselia Bezerra disse...

Bo anotie, querida Manuela!
Também estou tentando demolir as pedras do afeto materno (abrigo)...
Muito bonito!
Bjm muito fraterno

Evanir disse...

Estou passando para deixar
um carinho e matar as saudades.
Desejar um feliz dia das mães,
Um Domingo abençoado.
Se for do seu gosto deixei mimos
na postagem.
Beijos.
Evanir..

Toninho disse...

Muito lindo este amor que aqui de maneira encantadora e arte voce canta.
Uma homenagem maravilhosa para o ser de luz, quem em nós edificou a saudade eterna.
Carinhoso abraço.

Odete Ferreira disse...

Parece-me que coexistem neste poema dois poemas, convergindo numa única homenagem: a mãe, a nossa, mas também a mãe universal.
Lindo!
Bjo, Manuela :)

Majo Dutra disse...

~~~
TANTO AMOR, TANTA TERNURA, TANTA UNIDADE!

UM RIO INFINITO DE AFETOS E INTIMIDADE... ÚNICOS...

Em 2 016 não andava por cá... Porém, publiquei este poema hoje...

PARABÉNS POR ELE. Beijinhos, querida Manuela.
~~~~~