SEGUIDORES

domingo, 9 de maio de 2010

AGORA, Só


E eis-me no meu ponto de partida!

Eu, que me fixo como uma estrela no Agora, eis-me a sucumbir com o peso intenso, desmesurado do Hoje!

A vida repousa as suas mágoas ou nostalgias no Antes, deposita a sua esperança no Amanhã, para esquecer a amargura do AGORA...mas a angústia torna-se de tal forma presente, que esquecemos a paciência e doutrina de Buda, para nos incliarmos com reverência ,para este estado de alma inquietante, revoltado e inconformado do dia a dia monótono, contínuo, constante e miseravelmente rotineiro!

A solidão faz parte integrante deste estado de sítio..Sentada, de olhos abertos vejo só o fundo do mar que me dói! Abro os olhos e vejo -qual Petrarca - não as flores e os pássaros que fizeram as delícias da alma ontem, mas a sombra que arrepia e se adensa à tarde com o piar dos mochos!

Qual alma que deambula pela floresta da vida, também há dias em que a alma sai veloz à procura de paz e quietude!

Meu Mestre disse um dia ,não ser esquisita, mas sim Especial! Será?

Quando e como saberei este segredo ? Ah, como são estranhos os desígnios de Deus!

Entretanto...a alma vai-se apagando...pagando...sofrendo...a viver ...nesta minha cidade da vida!

Mas espero com a elevação que me foi transmitida, o despertar de uma nova aurora, em que, em vez de cantar o pôr plangente e melancólico - mas sempre belo- do sol, toque a trombeta da alvorada e que possa despertar desta letargia que oprime em vez de fazer renascer para um novo dia!

Boa noite tristeza!

Até amanhã alegria...



6 comentários:

Anónimo disse...

Como árvores serenas e altivas
Raízes firmes,cravadas no chão
Enterra-se do, dia todo o fel
Colhe-se calmamente à noite o mel
Que se vai entralaçando no dia a dia,
Subindo tronco acima como um anel!

Folhas feitas manto de uma diva
Planta-se na terra a solidão
Que com mel e fel são também vida!

M.B.

Anónimo disse...

Não consigo estar bem ao ver a minha grande amiga assim.Então? Que é feito dessa força que me aguenta e me vem fazendo prosseguir apesar de tudo? Será porque o fim de semana custa mais a passar? Deixemos a rotina. A vida é tão bela,cada dia traz sempre uma nova esperança,e há aves bem mais agradáveis de serem ouvidas do que os mochos.Pensa no melro, de bico amarelo, malandreco, a ver o que pode pilhar para se nutrir.Imagina-o,saltitante,feliz. Segue-o, nem que seja atra vés da tua imaginação. Não sucumbas.
Deus quer que sejamos felizes.AGORA é Primavera, tempo de mudança e,tenhámos fé,mudaremos sempre para melhor.
Gostaria de poder dirigir-te belas palavras de conforto, mas até pensei duas vezes antes de começar, pois sinto-me muito pequenina perante os teus escritos.
O que quero é que saibas que te desejo muito bem-estar e felicidade.
Aquele abraço
B.B.

Anónimo disse...

Li as tuas palavras com um sorriso muito especial.É que tenho estado sentada, junto à porta "desta casa "à tua espera!Tardavas em chegar...Não quero que me tragas scones para este"chá", mas sim as palavras como bombons, embrulhadas na grandeza ta tua alma!
E não dês importância às minhas últimas palavras...mas tive de soltar as amarras deste barco, que de tão "cheio" se transformou em navio e precisou de se fazer ao mar alto porque a terra estava demasiado ocupada!

Fases! de resto, gosto de pássaros. Têm uma beleza na pumagem e no canto...e são tão simples! O merlo? Ah, esse é dos meus predilectos! Sabe "cantá-las"(...), sabe vestir-se( Chic...), sabe olhar (desafia!) e é conquistador!..
Achas que tenho bom gosto? Olha, minha querida,
com o tempo, cada vez constato mais que o que tem idade é a "cápsula", porque o que é imortal não tem idade.Somos eternos ,seres de luz para amar e ser amados!E como é bom!
Estou por aqui BB e como disse já aqui, este "esteio" às vezes fica como uma cana de bambu: o vento passa e ela torce, contorce...e fica triste por não ser uma acácia!
Gostei de te "ver"!
Grande abraço
M. B.

Anónimo disse...

Doce Manuela,

"Tive um sonho.
Sonhei que andava a passear na praia com Deus e, no firmamento, passavam cenas da minha vida. Após cada cena, percebia que ficavam dois pares de pegadas na areia da praia: um era o meu e o outro era o de Deus.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás e notei que, muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso acontecia nos momentos mais difíceis e angustiantes.
Isto aborreceu-me deveras e perguntei a Deus:

- Senhor, Tu disseste-me que, uma vez que resolvi seguir-Te, Tu andarias sempre comigo, em todos os caminhos. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque é que, nas horas que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.

O Senhor respondeu-me:
- Meu querido filho, jamais te deixaria nas horas da prova e do sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exactamente aí que peguei em ti ao colo.

Um grande abraço,

A Paz esteja connosco,

das Neves, I.

Anónimo disse...

Querida e insondável Isabel!

...E foi talvez esse colo que me fez acordar do pesadelo e voltar à praia para confirmar quantas pegadas lá havia! Só que as ondas, na sua dança contínua "pisaram" a areia como num imenso salão de baile, onde o cadenciado da valsa fez esquecer o cuidado para não pisar o outro dançarino...e o baile continuou noite dentro, a música fez esquecer a rotina...E os amigos , esses, uniram-se para que a noite se tornasse ainda mais mágica!
...e pensei, que de tantas coisas boas que o Céu me deu,ainda encontro anjos, verdadeiros diamantes e numa altura da vida em que julgava ter encontrado e ganho tudo!
...e olho para trás e vejo que Deus me pegou ao colo e que me fez acompanhar por mais alguém
-Os meus verdadeiros amigos! Alguns já são como o ouro envelhecido, de tanto ser usado...Mas peças raras!Outros(as), verdadeiras obras de arte porque intemporais! Nasceram e eu só vi, conheci agora! Obrigada !
Agora, quando for à praia, terei o cuidado
de não dar tanto trabalho a Deus! Pisarei a areia olhando o azul do mar pintado de espuma e animado por gaivotas , perdendo-me na cama alaranjada do horizonte, onde o sol ve vai deitar!
Boa noite astro-rei!
Grande abraço de luz
M.B.

Beatriz Bragança disse...

Manelinha querida
Já tinha comentado como Anónima,mas ...volto.
AGORA, sentimo-nos frustrados; porém,amanhã,vamos pensar que hoje fomos felizes e nem demos por isso.
Como pode serhumano ter pensamentos tão complicados?!
Mas tu,és verdadeiramente Especial,porque deveras sensível!
E é essa tua sensibilidade que produz divagações tão profundas,como as este texto.
Uma parte do teu cérebro é uma espécie de computador,cheiade informação; mas a fonte de satisfação, a alegria e similares estão no elemento transmissor da tua mente.Não é a informação quem manda,é a sensibilidade, a parte emocional.
Xô,tristeza!
Viva a Alegria!
Beijinhos
Beatriz