SEGUIDORES

quarta-feira, 28 de abril de 2010

AGORA,sonho

Águia, gaivota , albatroz tanto faz desde que tenham asas para voar na liberdade do ar e dos ventos!
Não será por acaso que o Homem tem um fascínio pelo voo, pela imensidão dos céus...
Mas não será porventura o voar das aves o que mais me fascina.Nem me fascinam mais as aves enormes, voando em redor das presas pequeninas que se escondem nos capins.
Têm um especial encanto aqueles passarinhos que rodopiam  nervosamente, saltam de galho em galho e com um gorjeio irritadiço, emprestam uma alegria azul aos salgueirais!
O melro malandro, furtivo, nervoso, desafia , quando lhe ocupam o seu território, cantando em cascatas...
O pisco, ao cair da tarde, convida à serenidade, com o seu gorjeio melodioso...
A carriça e a toutinegra completam a sinfonia como cordas de violino...

E ao longe, naquele lago bordado de lilases, choupos e erva macia, passeiam vaidosos os cisnes  brancos da minha infância! Na sua altivez, o seu longo pescoço e o "négligé" das suas asas, emprestam-lhe a elegância da qual, me parece, eles terem a percepção de possuirem!!!
E miram-se naquele espelho de água  com uma tal auto-estima, deslizando suavemente no remanso das pequenas ondas acordadas pela brisa que me dá vontade de imitá-los...

Mas, Deus meu, isto é assunto?
Ah, deixem-me sonhar...
Já dizia García Marquez "Ninguém te lembrará pelos teus pensamentos secretos. Pede ao Senhor graça e sabedoria para exprimi-los ".

13 comentários:

Anónimo disse...

...isto é assunto?

Partilhar o que carregamos na alma, de forma tão bela e autêntica, como a Manuela faz, é sem dúvida um dos mais valiosos "assuntos".
Tornei-me sua "seguidora", e ao ler estes textos também eu "viajo" nas minhas memórias.

Deixo-lhe aqui um poema, sobre este tema.

... * ...

Afluem às margens, jogam
como se a água lhes pertencesse,
pousam no meio dos arbustos
como se tivessem todo o tempo! No
entanto, sabem que as nuvens
vão encher o céu; e que o norte
irá enviar o vento frio que as
há-de arrastar para sul, deixando
atrás de si o silêncio
nos campos. Mas pouco lhes importa
isso, quando se juntam, e
cantam a efemeridade do
instante.

As Aves, Nuno Júdice

Abençoados os que através da poesia e da prosa nos legam tanta beleza e tanta sabedoria.

Obrigada Manuela, obrigada Nuno Júdice.


A paz esteja connosco.

das Neves, I.

Marte disse...

Gostava eu de ser ave neste momento; poder ter asas para voar, rumo ao céu e reencontrar os meus queridos avós. Só para os voltar a ver, só para os voltar a beijar...

Anónimo disse...

Marta, que eu não conheço.
Permita-me que partilhe algo consigo. Também eu tive o previlégio de ter avós que tanto amo e que já partiram. Digo amo no presente, porque esse sentimento se mantêm e para mim eles continuam a existir dentro de mim. Não só no meu coração, mas também eu sou uma parte deles.
Há alturas em bate aquela saudade e recordo os momentos maravilhosos que partlhámos. Nessa altura surge um sorriso no meu rosto, aquele sorriso interior, misto de saudade, de gratidão e de alegria, e penso: "eles estão dentro de mim", "eles continuam a existir através de mim".
E procuro aplicar na vida as lições que eles me legaram ...

Um grande abraço, Marta.

das Neves, I.

Marte disse...

Obrigada pelas palavras Isabel. O meu avô partiu há 10 anos e continua presente como sempre. Creio que penso nele todos os dias, era uma figura muito querida. Da parte da minha avó, é que a situação está mais fresca. Ela pereceu esta 2ª feira. Ainda está tudo muito recente, em "carne viva". Sei que continuarão a existir, nos nossos corações e memória mas não consigo desprender-me deste meu egoísmo, de os querer ter à minha beira. Devia ficar serena pois acredito (ou tento acreditar) que há vida para além da morte...

Anónimo disse...

Olá Marte,

Acreditar que existe vida para além da morte ajuda imenso, e se existe eles estão consigo quando se lembra deles.
Se imaginar que a sua avó lhe acaricia o rosto e o cabelo quando a Marte está triste, talvez se sinta melhor.
Não é egoísmo sentir a falta de quem se ama, é amor.
Os seus avós devem sentir-se muito gratos por a terem como neta, mas acredito que se eles tivessem a possibilidade de lhe dizer algo, seria que, por a amarem tanto, querem que se lembre deles a sorrir e a brincar consigo, e que a Marte tem um longo e belo caminho a percorrer...

Um grande abraço,
Espero conhecê-la um dia destes.

das Neves, I.

Anónimo disse...

Olá, Manuela. Continua a escrever e a partilhar. Assim podemos voar nas asas da fantasia.
Abraço com um grande laço.
CD

manuela barroso disse...

Minha companheira de viagem,Isabel

...enorme carinho este de viajar com uma companhia tão serena, tão companheira nestas incursões pela terra da alma.
Belíssimo este poema de Júdice, não tivesse ele como pai um homem de grandeza ímpar.Falam os genes e a beleza de alma em uníssono!
...e estou de acordo com ele:no efémero da viagem das aves, o que importa é a vivência que as transportou para AQUI e AGORA.
Daí que sejam uma lição de vida!
"Olhai os lírios do campo!"... como eles, estas queridas visitas, não se importam se amanhã terão sementes ou insectos para viverem ,mas eles virão ao seu encontro!Para quê desperdiçar o tempo que é tão pequeno?
Dentro em pouco partirão!...
...e nós ficamos à espera desse tempo!

Paz connosco
Abraço de luz!

manuela barroso disse...

Olá Marte(inha)!

Quando ontem li os comentários, foi uma ternura ver a cumplicidade de netas que foram tão amadas!Eu sei quanto o foste(és), e acredita que só o tempo, esse venerável Mestre, se encarregará, não de calar o teu coração, mas de mitigar a fome da presença! Mas nada ele faz com a saudade!
Hoje somos mães, amanhã avós e a vida encarrega-se do resto!De resto pensa que estarão sempre a orientar-te, a proteger-te!Fica mais fácil, e talvez mais verdadeiro do que pensamos!
...e deixa fluir a vida!
Com ternura,
MB

manuela barroso disse...

Olá CD!

Obrigada pela visita a minha casa!
Uma vez que a vida não me proporcionou ter tempo para "flâner"(...) um pouco, caio às vezes nas asas do vento ou dos pássaros ou mesmo da fantasia para limpar esta casa, esta alma sedenta de" porquês"!
Toda a felicidade da

M.Barroso

Marte disse...

Eu disse no mail que faria uma visita por aqui. Quando li os restantes comentários não consegui evitar as lágrimas, de contentamento, pelo apoio contido nas palavras. À Manela e à Isabel (que ainda não conheço) agradeço relembrarem-me de ensinamentos que estão dentro de mim, mas que neste momento turvo, esconderam-se.

Anónimo disse...

...nada a fazer quando o Universo nos olha com inquietude de um pai/mãe e nos vê como que perdidos no imenso oceano da vida! Algo aparece , para dizer que temos sempre alguém como nós e dispostos a fazer companhia nesta jornada!
...é que às vezes complicamos as coisas simples !
...e estaremos sempre por aqui!

Boa noite, pequenina!!!

Anónimo disse...

Há pouco, teci um comentário quando vi um guerreiro tão angustiado.
Hoje, faço uma visita ao blog e apercebo-me de que a perda de um ente querido o deixou muito prostrado.
Sabe, Marte, como divindade acho que tem privilégios: o Olimpo deve ser perto desse lugar paradisíaco para onde vão os Espíritos, os Sopros de Vida, as Almas. Fale com esses Espíritos que já não se encontram entre nós, que já deixaram os corpos a que davam Vida.. Sentir-se-á melhor.
De certeza que todos os seus entes queridos que já partiram estão bem próximos de si, porque sempre o amaram e, por isso querem protegê-lo.
Segundo uns, o que aconteceu foi um «desmontar a tenda de campanha», segundo outros «despojar-se do vestido» ou «ausentar-se do corpo» para ir residir junto do Senhor Criador.
É muito fácil sorrir para Ele quando estamos alegres, com saúde, quando vivemos na prosperidade, nas festas da Vida. Mas, às vezes, o Pai do Céu põe à prova o nosso Amor, enviando-nos uma adversidade, uma incompreensão. Aprenda a louvar a Deus nas adversidades. Ele o recompensará.
Todos nós somos o AGORA em que vivemos. Esse acontecimento trágico para si já passou; não fique preso ao passado, Marte. Olhe que o dia de ontem, bem ou mal, já o viveu. Não voltará .Como dizem os publicitários «O tempo é o que dele fazemos». Tenha a certeza de que precisa de viver muito bem o AGORA que Deus lhe dá, para o bem-estar e a alegria do seu núcleo familiar. O AGORA poderá valorizar o seu passado e preparar o seu futuro.
Comece cada um dos seus dias sempre feliz.
Viva, Marte!

Beatriz Bragança disse...

Minha querida
E o Senhor ouviu-te e deu-te a graça e a beleza da expressao poetica em toda a sua grandeza!
Muitos parabens.
Pareces os cisnes, que nadam naquele lago...
E magico, tudo o que escreves!!!
Beijinhos
Beatriz