SEGUIDORES

terça-feira, 30 de novembro de 2010

FIM DE TARDE

Percorria a estrada ladeada de abetos e pinheiros, acompanhada dos "Laços"enternecededores dos "Toranja" em cuja poesia o meu pensamento se embalava , quando os meus olhos se perderam mais uma vez no horizonte...
A abóbada celeste cobria-se de um tom pardacento como convém a uma tarde de outono.
O sol desceu, fechando as pálpebras na linha do mar.
A luz tornava-se mais difusa neste fim de tarde já fria. O olhar transgredia a minha atenção, pousando no horizonte onde o sol se aninhava sob uma espécie de dossel.
As núvens desenhadas em escamas e pinceladas longitudinais, eram os lençóis que cobriam o sol.
...E o "aposento"apresentava-se alegre como convém, com a chegada do dono da casa , depois de mais um dia de trabalho.
As cores misturavam-se, numa explosão de euforia, onde o vermelho e o laranja teciam este quadro que se alargava num horizonte longo...longo...
O arvoredo, pousado no solo, formava uma cortina verde que contrastava com a imagem de fundo, numa reverência contínua perante a magnificência do efeito de luz!
Atravessei este manto de folhas perenes e avistei o mar. Anastesiei por segundos a imaginação...e mergulhei o pensamento na aventura do oceano!
As pinceladas de núvens coloridas fundiam-se e penetravam na água brilhante e lisa, formando um espelho onde o céu se mirava...
Arrefecia a tarde mais e mais...
Sentei-me num varandim na companhia de um chá quente.
Enquanto degustava o sabor exótico das Índias, os olhos dormiram por instantes naquele barco lá longe.
...E o mundo parou...
...Perdi-me no tempo, numa espécie de êxtase meditativo...
Acordei com o piar das gaivotas à procura de berço...
A noite caía...
...E o laranja-púrpura deu lugar a um azul escuro seduzido por Vénus.
A luz morria...
Fechavam-se as cortinas...
...E embrulhei nos meus olhos a cor da tarde que agora dormia...
Até amanhã!

4 comentários:

Anónimo disse...

Passei por aqui e como já vem sendo habito fico sem palavras, a menina ainda vai escrever um livro e eu vou estar na linha da frente para apoiar!
Parabens bonequinha!
Beijoca
"Olhos d'água"

manuela barroso disse...

Olá meus queridos"Olhos d´água"!
Estaria a ser ligeira se não lhe dissesse que me enterneceu muito.
Sabe que as palavras são um "triste" remédio para pintar as cores que nascem da alma!
Insondáveis que nós somos, não é?
Um abraço enorme
Manuela

Pérola disse...

E que viagem a tua.
Repleta de emoções onde ossentimentos se misturam com o tempo, a natureza duma forma poética.

Um 'até amanhã' que se deseja...

Beijinho

Beatriz Bragança disse...

Minha querida
Nunca li tão belo e poético texto a descrever o pôr-do-sol!
Falas do que é Belo e bom,com sobriedade,mas muitas figuras de estilo nas expressões que usas.
Tens uma alma pura,sempre em simbiose com a Natureza, principalmente com o mar!
O teu texto é uma espécie de acção de graças a quem tudo criou.
Deus deu-te um poder especial: o de falar de forma inspirada e que inspira os outros a amarem o que descreves!Parabéns.
Um beijinho
Beatriz